quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Números Excomungados

O FC Porto é o líder do campeonato em igualdade pontual com os lagartos e a 3 pontos dos lampiões. Isto é um facto. Mas é um facto falso como o Janela! 
Se houvesse alguma verdade desportiva – real verdade e não a paralela como o universo Carnide reza e ordena – teríamos no mínimo 35 pontos e não uns mentirosos 33. Isto caso o penalty na Vila das Aves aos 90` não fosse concretizado.

Neste caso, o FC Porto de Sérgio Conceição podia ter igualado as melhores pontuações das últimas 10 épocas. Vilas Boas 2010/11, Vítor Pereira 2012/13, Jorge Jesus (lampiões) 2012/13 e Jorge Jesus (SCP) 2015/16. E se o penalty na Vila das Aves tivesse sido assinalado pelo Sr. Rui Costa ou pelo Sr. Bruno Esteves, o FC Porto tinha batido o record de pontuação dos últimos 10 anos. 37 pontos. 

Golos
A equipa curta e sem reforços apresenta quase na generalidade os melhores números até à 13ª jornada. Alguns dos itens mais importantes do jogo, não enganam.
Tem o melhor ataque (31 golos) e melhor defesa (5 golos). Em comparação, os lagartos com os mesmos pontos têm 27 marcados e 8 sofridos enquanto o polvo tem 29 marcados e um por cada tentáculo, 8.
SCP e 5LB já marcaram 2 golos para lá do tempo regulamentar. Só por curiosidade, os 2 golos marcados pelo SCP para lá dos 90`, foram de penalty. Mas isso fica para quem quiser dar VÁRias opiniões.

Remates
Já dizia o meu avó “para marcar é preciso rematar”. Nada mais verdade. A equipa que mais remata é a que mais marca.
O futebol não mudou muito. O básico impera sempre. Como demostra o gráfico, também aqui o FC Porto domina. Tem 231 remates efetuados contra 218 dos mouros e, pasme-se, apenas 153 da equipa do Mestre da Táctica. 
Acertar no rectângulo é que pode melhorar. Dos 213 remates, enquadramos 88 (38,1%). E desses 88 remates enquadrados, 31 (35,2%) beijaram o véu da noiva!


Bolas na Área do Adversário
Outro aspecto curioso é o número de bolas colocadas na área adversária. Também aqui o FC Porto apresenta uma melhor média nestas 13 jornadas. Com uma média de 38,3 bolas por jogo. Não muito distante seguem os candeeiros com 37,2 bolas e os verdes com 34,8! Curiosamente, a equipa com a defesa menos batida é a que deixa o adversário colocar mais bolas na sua área, 23,5. Apesar desse item negativo, os adversários precisam de mais remates para marcar, 19,2. É o que dá ter o melhor guarda-redes e os melhores defesas.

Passe                                                                                                                                                          
Outro item importante é o passe. “Passe Precise” dizia o grande Bobby Robson. Aqui está tudo equilibrado entre os 3 grandes. Já no que diz respeito aos adversários, apesar de também não haver grande diferença, nota-se que os adversários do Carnidelli tem uma menor eficácia no passe. Será que ficam vesgos ou encandeados quando jogam contra os candeeiros? 

Duelos
Os duelos muitas vezes são um indicador de uma equipa agressiva. Um item importante para ganhar vantagens individuais e colectivas.
O FC Porto é a equipa com mais duelos, 1519, e ganhou 857 (56,4%). Os lagartos com 1409, ganharam 752 (53.3%). As papoilas perderam mais de metade dos 1460 duelos - tadinhas, tão más e tão fofas! Perderam 51.6%.


Posse de Bola
Um item que muitas vezes é enganador. Para o bem e para o mal. Já se viu de tudo. Muita posse e poucos golos e pouca posse e muitos golos.
Tem se passado um pouco a ideia que o FC Porto é uma equipa com pouca posse. Será que é isso que os números dizem?
E a resposta é não. Não dizem isso. Está bem dentro do normal. Tem uma média de 59% apenas superado pelos lampiões com 61%. O Sporting apresenta uma média de 57%.



Conclusão
O FC Porto segue líder invicto. Nem tudo está bem, longe disso. Mas na minha opinião tem tido mais aspectos positivos que negativos. 
É o melhor ataque do campeonato. A que mais remata. A que tem mais duelos ganhos. A equipa que mais bolas coloca na área adversária. Empatou em casa do Sporting onde fez um grande jogo que podia ter ganho (lá está a finalização). Empatámos em casa com os lampiões onde os vulgarizamos na 2a parte. O que é preciso mais? Posso perguntar no BAR? E Penaltys Senhores Padres? Como estamos?
 São precisas mais bolas na área para haver penalty? Se for preciso arranja-se



Muito mais números teria para mostrar mas fica para uma próxima. Fica por aqui o meu primeiro Post. Um dia destes volto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Novo Endereço

Caros leitores, o Bai à Linha e Cruza mudou de plataforma. Peço desculpa pelo incómodo Novo Endereço: baialinhaecruza.wordpress.com ...