segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

F.C. Porto 4 - 2 Vit. Guimarães Demos Um Docinho Para Depois Assaltar a Caixa


Noite gelada no Estádio do Dragão num jogo em que na 2a parte o Dragão deitou fogo e aqueceu o resultado e o público.

Primeira parte má com jogadores algo nervosos, pouco agressivos e sem lucidez no último 1/3 terreno. Do outro lado uma equipa bem mais fresca fisicamente. Isso foi notório nos duelos e nas segundas bolas.
Corona muito mal, no passe e na receção, a parecer distante do jogo. Aboubakar não jogou. Danilo e Oliver não conseguiram dominar o meio campo. Sempre muito apertados e sem linhas de passe. Ricardo muito macio a defender. Apenas Brahimi e Marega pediam a bola. Brahimi, outra vez, a ser o melhor. Nunca se esconde. Sempre a pedir a bola para ir para o meio da rua jogar. Inacreditável a facilidade com que passou pelo adversário na melhor oportunidade da 1a parte. Parece tão fácil que chega a ser ridículo.
Mesmo com uma má exibição, tivemos oportunidades para marcar mas faltou mais acerto na finalização, mais agressividade a atacar a bola e principalmente um pouco mais de calma no último passe.
Guimarães chega ao golo sem ter feito nada por isso. Um bom centro da direita e Ricardo a ser batido por Raphinha. Pareceu-me que Ricardo estava desconcentrado no posicionamento defensivo.  
Fomos para o intervalo a perder por uma bola, injustamente. O empate seria o mais justo.

Segunda parte completamente diferente para melhor. Equipa mais agressiva e com mais critério no passe. Com as linhas mais juntas, conseguimos pressionar melhor logo no meio campo adversário. Com Danilo e Oliver a conseguirem pegar no jogo mais à frente, a equipa passou a chegar mais vezes à área adversária. O público, muito nervoso na primeira parte, não demorou a perceber que o golo ia acontecer. Oliver aos 48´e Aboubakar aos 49´ ameaçaram. O Dragão continuou a carregar no acelerador e o golo chegou aos 57´. Bom centro de Corona e 25º golo de Aboubakar. Estava feito o empate, Era preciso continuar e Brahimi sabia disso. Aos 62´, após a 12ª assistência de Alex Teles, fez um golo de levantar o estádio. Mesmo com a equipa a desacelerar um pouco, ainda chegámos ao 3-1 por Marega num grande cruzamento de Hernâni que tinha entrado para o lugar de Corona e ao 4-1 novamente por Marega após grande incursão de Ricardo pelo lado direito e assistir o Maliano.
Grande segunda parte com momentos violentos para a equipa da cidade berço. Até ao 2-1 foi um autêntico massacre. Os jogadores subiram de produção e com isso apareceu o Porto que tem sido esta época. Um Porto agressivo nos duelos, agressivo a atacar a bola, rápido na transição ofensiva e a pressionar de forma mais organizada a saída de bola do adversário.

sem culpa nos golos sofridos.
Ricardo subiu bastante de produção, ofensivamente e principalmente defensivamente.
Marcano e Reyes estiveram bem (pena o passe do Reyes que dá origem ao segundo golo do Guimarães. Não gosto de Olés e talvez tenha sido isso a desconcentrar o central Mexicano).
Alex Teles, o normal, ou seja, muito bem. Mais uma assistência.
Danilo e Oliver fizeram ambos uma grande segunda parte. Danilo a ganhar metros e metros e sempre bem posicionado. Oliver a provar que merece muitos mais minutos. Esteve em quase todos os lance de perigo. Correu e defendeu. Tem uma visão de jogo excelente assim como o passe. Bem merece ter feito esta boa exibição.
Corona melhorou na 2ª parte e entrou no jogo. 5ª assistência esta época.
Aboubakar a parecer cansado. Porém, na 2ª parte, veio buscar mais jogo atrás, a saber definir bem o passe e... mais um Golo. Assim continua, feliz e contente, o nosso goleador.
Marega, um dos menos maus na 1a parte, também fez uma grande segunda parte. Corre e corre e...corre. Dá o que tem e o que não tem. Ah... e mais dois golos. 14º no campeonato e o 15º no total. Muito bom.
Hernãni entrou bem no jogo. Menos sôfrego e precipitado. Grande centro para o 1º golo de Marega.
Tiquinho e Layún cumpriram. Bom lance do Tiquinho a terminar o encontro.
Brahimi, melhor em campo, foi o chefe do assalto ao castelo. Carregou a equipa para a área adversária, nós atrás de nós, fugiu pela esquerda e pela direita e marcou um grande golo. Entorta um defesa e na saída do guarda redes picou a bolinha por cima. Do nada consegue sacar um truque e voilá...Golo! Será que ainda há alguém capaz de criticar ou assobiar o melhor jogador do campeonato? Espero que não. Se ainda houver...podem dar o apito ao Brahimi que ele faz-lhe uma "revienga"!



Artur Soares Dias fez uma arbitragem má. Não teve coragem de expulsar o jogador do Guimarães com duplo amarelo. Não viu um agarrar ao Marega aos 8´e outro aos 24´ (mas... e o VAR? Não viu? Ou viu mas como é um rookie (António Nobre), Artur Soares Dias mandou o “chavalo” passear?). Ainda na primeira parte também não viu um agarrão do Corona na área do FC Porto, completamente escusado. O supostamente melhor Árbitro Português foi isto. Por isso é que a arbitragem portuguesa está como está. Péssima.

Mais uma vitória. Seguimos lideres invictos. 17 jogos, 14 vitória, 3 empates. 45 golos marcados e 9 sofridos. Apenas hoje, à 17ª jornada, é que soubemos o que era estar em desvantagem. Sintomático!

6 comentários:

  1. Primeira parte a provar a falta que Herrera faz.
    Na metade complementar, Danilo a ensinar o que o outro médio deveria fazer. Ganhar na raça, progredir, entregar bem e Corona finalmente a jogar rápido e simples. Bola lá dentro.
    Depois, Brahimi. Digam lá que é egoísta...que...que... o caralho, o gajo é fabuloso.
    O que estava confuso, complicado, lento, previsível, tornou-se fácil para um Marega que merece tudo o que lhe está a acontecer.
    A não repetir muitas vezes aquela primeira parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que este Herrera faz muita falta principalmente neste sistema. Não concordo que a má primeira parte tenha sido pela a ausência do Herrera ou de um Herrera. Houveram jogadores muito abaixo do normal. Não acho justo pedir ao Oliver que faça o que Herrera faz e vice-versa. Já o Danilo é o Danilo. Um grande jogador.
      Como disse e bem, Brahimi em grande e o Marega sempre consistente. Merece sim senhor. O nosso Gladiador está em grande.
      Abraço!

      Eliminar
  2. Sa deu um frango e meio porque no primeiro golo nao criou duvida ao avançado escolheu um lado para defender e ofereceu tudo o resto ao avançado embora fosse dificil. Corona continua um pouco desconcntrado e a defender por vezes faz asneiras que comprometem ate a vitoria como foi em aves e ontem se o arbitro lhe apetece marcar tinhamos mais problemas. Ricardo e realmente tenrinho a defender, depois reparem entraram layun para encher chouriçoes e hernani que desta vez la arrancou um centro em condiçoes. Precisamos de forma urgentissima de mais dois medios intensos, serao caros»» pois entao temos Luizao que e muito bom. Precisamos de um def central e temos o leite na B e ate mais uma ala temos na B o galeno, para alem de um avanºadopestilo abou e marega o apereira, portanto tem de se tomar opçoes e senao temos dinheiro vamos a B e contrata se mais 2 ou 3 jogadores para rodarem nos Bes OU ENTAO A OPÇAO SERA GANHAR A SEGUNDA LIGA EM DETRIMENTO DA PRIMEIRA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E temos o Fede na B. Uma categoria.
      Quem não tem cão, caça com gato!

      Abraço

      Eliminar
  3. Boa noite caro Bala Dragão.
    Estou a ver o Estoril, não jogam um caracol.
    Porque será que tenho estado sempre mais preocupado com quem será a equipa de arbitragem e qual a trapaça que nos irão montar do que com o adversário que vamos defrontar?
    Espero que no António Coimbra da Mota possamos contar com um enorme OCEANO AZUL, eu lá estarei. Estou certo que a lampionagem irá proporcionar ao seu grupo organizado de assassiNNos bilhetes para estarem presentes no apoio ao estoril.
    Contra tudo e contra todos, viva o FCPorto.
    1 abç
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite caro Portista,

      Realmente isso é um facto. Ao ponto que chegámos mesmo.
      O oceano azul tem estado incansável e irá estar mais uma vez com certeza. É um jogo tradicionalmente difícil jogar no Estoril. Os lobos gostam que o Porto tenha a vida negra quando joga em Lisboa. Mas acredito que deixamos de ser tão bons rapazes. É para ganhar. Nem que seja a ferro e fogo.
      Grande abraço

      Eliminar

Publicação em destaque

Novo Endereço

Caros leitores, o Bai à Linha e Cruza mudou de plataforma. Peço desculpa pelo incómodo Novo Endereço: baialinhaecruza.wordpress.com ...