segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A Falta de Vergonha no seu Esplendor

“Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado não reconhece qualquer limite à sua autoridade, atribuindo-se, portanto, o papel de regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada dos cidadãos. Este sistema está normalmente sob o controle de uma única pessoa, facção ou classe social, e é caracterizado pela convivência entre o autoritarismo, ou seja da ausência de participação significativa dos cidadãos comuns na tomada de decisões do Estado e da ideologia totalitária, que contém um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada.”

 O Benfica de Vieira está metido na lama. Só não vê quem não quer. E quem não quer ver é a comunicação social, o governo e as instâncias do futebol. Até mesmo alguns dos próprios adeptos já viram o filme de terror em que Vieira transformou o clube.

Foram  divulgados mais e-mails que são no mínimo assustadores. Já transcende o complexo mundo do Futebol. Eu não percebo nada de economia e finanças (mal percebo das minhas), mas parece que há caminho para andar. Contratos paralelos de opções de compra de jogadores, pagamentos pela porta do cavalo entre o clube e federação e contratos de patrocínio, que na altura foram divulgados publicamente – Emirates – com zeros a mais, parecem ser assuntos demasiado graves para se continuar a assobiar para o lado.
O Sr. Costa e o Sr. Centeno vão sentar-se na tribuna do estádio da luz no próximo Benfica-Sporting ou no próximo Benfica -FCPorto?
O Sr. Fernando Gomes vai continuar a olhar para o lado à espera que isto acalme para continuar a sua escalada na UEFA e FIFA?
O Sr. Merim vai continuar a tentar não se molhar e fazer pareceres jurídicos para o Benfica usar à vontadinha?
A comunicação social sempre escondida, surda e muda perante o maior escândalo do futebol português, vai continuar a lamber o Benfica e só faz de Megafone do mesmo?

O lodo é imenso. Porta 18, Vouchers, Árbitros, Delegados queridos – Nuno Cabral, o kiduxo, acabou de tirar o curso de observador. Vai começar nos distritais com possibilidade de chegar aos Nacionais. Este senhor já devia estar suspenso há muito tempo mas continua no futebol a fazer sabe-se lá o quê – Jogo Duplo, Prostituição, Fuga ao Fisco, Uso de clubes da mesma divisão como bengala, contratos paralelos, complô com a PSP para retardar entrada de adeptos do F.C. Porto, etc...

Enfim, é um interminável número de coisas que só mesmo num país como o nosso é possível ser “trabalhado por outro lado”.

A nossa prostituída comunicação social é a verdadeira força do Benfica de Vieira. O exemplo mais transparente disso, foi dado hoje com a notícia do comunicado vermelho a ameaçar tudo e todos (mas...mas... não era uma mão cheia de nada?).  Foi uma questão de minutos a ser notícia. Quanto ao conteúdo dos e-mails...foram absorvidos por um buraco negro!
Até os que só falam de futebol jogado vieram logo dizer que o Benfica vai e tal e coiso. Espero que no fim tenham limpo a baba bem limpa.

O Benfica de Vieira - 10 anos à frente - é o regime totalitário do futebol português. Mas como em todos os regimes desse género, há sempre quem não se conforme e não se entregue. E também como todos esses regimes, um dia acaba por cair. Até lá, resta a esperança de que quem de direito, ganhe vergonha na cara.

Nota: Foi hoje nomeado o Amigo Mota para arbitrar o F.C. Porto – Marítimo. Todo o cuidado é pouco. Estamos a chegar a meio do campeonato. Os lampiões não estão confortáveis. O que começou, no final de Novembro, nas Aves, vai ser mais forte. Os jogos deles têm tido casos, jogo sim, jogo sim. Casos escandalosos. Com VAR ou sem VAR, a vergonha continua





Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Novo Endereço

Caros leitores, o Bai à Linha e Cruza mudou de plataforma. Peço desculpa pelo incómodo Novo Endereço: baialinhaecruza.wordpress.com ...