quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Os Nossos Craques

Felizmente não é fácil encontrar um jogador em destaque. Esta época tem tido muito boas prestações de vários jogadores.
Contudo, existe uma pergunta feita por alguém inocente, na manhã seguinte aos dias em que o F.C. Porto joga tarde:
- “Quanto é que ficou o Porto? Ganhou? Estava a ganhar quando fui para a cama...”
- “Ganhou 3-0” ou “Ganhou 4-0” ou “Ganhou 5-0”...
Em seguida vem a verdadeira pergunta: “Quem marcou? Aboubakar?”
Isto assim, nu e cru, comprova que o que interessa é o golo. É o que me leva a escolher o Aboubakar como a minha figura da época até agora.
O Camaronês, dispensado na época passada, voltou melhor do que nunca. Veio com vontade e veio mais jogador. Já marcou golos de cabeça, pé direito e pé esquerdo. Tem 21 golos e 5 assistências em 1938 minutos em todas as competições. Marca 1 golo a cada 92,3 minutos. Corre e luta como um louco. Está em grande.
O minha menção honrosa vai para o Moussa Marega. O nosso gladiador está num estado de graça tremendo. A simbiose entre ele e os adeptos é incrível. Não lhe peçam para fazer o que não sabe. Peçam para ele arrastar a defesa adversária e levar a reboque os colegas para a frente. Isso ele sabe. Quando arranca, o público fica de tal maneira empolgado que faz mesmo lembrar o coliseu de Roma no tempo dos gladiadores! Eu duvidei. Muito. Mas ainda sinto a bofetada que me tem dado. E podes continuar Moussa!

Na baliza está tudo calmo depois da grande surpresa de Leipzig. Fui um dos que ficou extremamente desconfiado. Mesmo quando, antes desse jogo, disse à tal pessoa inocente:
- “O Casillas vai ao banco.”
- “Vai? E quem vai à baliza?”
- “É o Sá”
- “Oh...também é bonzinho”
Ah pois... e quem tinha razão? Inocentemente se dizem coisas certas.
Estou a gostar de José Sá. Tem estado bem e dado segurança. É o que queremos.

Na defesa tudo como o aço. Na direita, Ricardo e Maxi. O primeiro tem tido mais minutos e com toda a justiça. Bem a defender e melhor a atacar. Já leva 2 golos e 4 assistências. Melhorou nos cruzamentos onde não era o ponto forte. O Maxi... “Ó Maxi hoje vais jogar” “Bamora...” diz ele. É útil e tem correspondido. Pode não ser o Maxi de outros tempos mas está aí e quer jogar.  Na esquerda...nem é preciso falar muito. Telles de sobrenome e tem 1 golo e 10 assistências. É uma questão de tempo até chegar à seleção Brasileira. No centro da defesa temos o patrão Marcano. Excelente. Raça e classe. Melhor central do campeonato português na minha opinião. 4 golos e 1 assistência. Pena ainda não ter renovado. Felipe...um bocado menos do que o Felipe do ano passado. Anda a arriscar demasiado quando era prático. A qualidade está lá mas...tem calma. Reyes, tem sido uma boa surpresa a forma como tem jogado nos últimos jogos. Durinho qb, rápido e bem a sair a jogar. A jogar assim vai continuar a sentar o Felipe.

No meio campo temos os 2 patrões. Herrera e Danilo. Confesso que nunca fui dos que quis despachar o Herrera – apesar de me ter saltado a tampa no FCP-5LB da época passada – mas não esperava este Hector Herrera. Bem-vindo Hector. Danilo...anda possuído! Estes 2 últimos jogos, jogou...jogou...até foi à linha dar uns nós nos insulares. Craque. Encaixa ou não encaixa no 442?
Sérgio Oliveira tem dito presente assim como André André – excepto a 1ª parte com o Leipzig em casa. Oliver...Oliver...tão difícil é falar de Oliver. Tem futebol nos pés para dar e vender mas... não percebo. Acho que já se disse tudo ou quase tudo sobre Oliver.

No ataque temos o melhor jogador do campeonato português. Não? Para mim é...Brahimi. Ah e tal mas os timings... Passem a bola ao Brahimi por favor! Ele quer a bola, não se esconde. Vai à linha, vai ao centro e mete lá dentro. "Ó Brahimi, pega a bolinha e joga. Nós vamos já ter contigo". Um craque em estado selvagem como diz o grande portista Osvaldo Lima! Jesus Corona tem feito uma época um pouco irregular. Resolveu em Braga com um golo de levantar o estádio. Queremos mais Corona. Hernâni tem sido o esperado, infelizmente. Acho que é daqueles que a camisola é feita de aço carbono. É pena. Tem vontade mas...
De Tiquinho falo com muita pena e ao mesmo tempo, esperança. Ele e Abou...eram a dupla. E ainda vai ser. Deixaram muita água na boca nos jogos da pré-época. Acredito que vamos ter um grande Tiquinho no que resta da época.
Sobra o Otávio. Que pena tenho que o Otávio não tem tido sorte. Gosto dele. Acreditava que o Mister iria tirar o melhor dele mas as lesões não têm deixado. Pode ser reforço para a segunda metade da época.

Por último a minha opinião sobre Sérgio Conceição. Numa palavra: Excelente. Não me lembro de um treinador ter tão pouco para treinar. Mas o Sérgio soube retirar o melhor do plantel. Posso não concordar com alguma opção aqui e acolá mas os números estão aí. 1º lugar, melhor ataque, melhor defesa, oitavos das champions, quartos final da taça e a equipa a mostrar saúde, alegria e sobretudo, joga à bola.
É isso Sérgio. Estamos contigo. Até os comemos carago!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Novo Endereço

Caros leitores, o Bai à Linha e Cruza mudou de plataforma. Peço desculpa pelo incómodo Novo Endereço: baialinhaecruza.wordpress.com ...